Expandir a Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

A Plataforma investMCTI tem o objetivo de ser um HUB para fazer o matchmaking entre os investidores e os projetos de Ciência e Tecnologia brasileiros, gerando um ambiente de negócios mais produtivo e inovador.

Framework da Estrutura Integrada e Transversal de Funding para CT&I

A Estrutura Integrada e Transversal de Funding para CT&I é um framework que estabelece o TRL (Technology Readiness Level), a Maturidade da Empresa e as Fases de Investimento como premissas básicas para o direcionamento de recursos, permitindo a coordenação transversal e construção de trilhas, a fim de proporcionar sinergia, economias de escala e monitoramento da efetividade em todas as organizações provedoras de apoio à CT&I.

Essa estrutura conceitual tem o objetivo de orientar a aplicação de recursos de origens diversas, nas inúmeras iniciativas governamentais voltadas ao apoio à ciência, tecnologia e inovação, visando à racionalização da utilização dos recursos oriundos de fontes governamentais, bem como sua consequente expansão, por força da indução da participação do capital privado.

O “framework” proposto visa sanar essas disfunções na atuação governamental, buscando suporte básico nos modelos conceituais de TRL (Technology Readiness Level), nível de maturidade empresarial e de fases do investimento.

Dessa maneira, a estrutura funciona de maneira sistêmica, onde os diversos atores compartilham informações de maneira transversal. Por outro lado, há condições de melhorar a orientação estratégica das áreas de conhecimento e inovação a serem apoiadas, por meio de priorização segundo os objetivos estratégicos do MCTI, em consonância com os demais atores da estrutura.

Com isso, as iniciativas poderão ser interligadas em termos de atendimento aos vetores de conhecimento e inovação (Institutos, Universidades, Fundações, ou empresas “startups”), segundo a vocação de cada órgão e entidade envolvida no processo, de maneira a somar esforços, propiciar sinergias, economias de escala, aproveitamento efetivo de recursos financeiros, humanos e operacionais, evitando desperdícios por sombreamentos, e proporcionando a medição de efetividade dos investimentos para melhoria contínua do sistema.

Por que investir em CT&I no Brasil?

A força do agronegócio brasileiro

Segundo maior país em produção de grãos, o Brasil tem aumentado sua produtividade pela aplicação de novas tecnologias e não pelo aumento de área plantada. A produção de grãos do Brasil cresceu mais de 300% entre 1997 e 2020, enquanto a área plantada avançou cerca de 60% apenas, de acordo com a Conab. Agritechs brasileiras têm utilizado tecnologias como inteligência artificial, IoT, Big Data, drones, entre outros.

Potencial da Biodiversidade Brasileira

Contribui com serviços ecossistêmicos que garantem a produção de alimentos, a disponibilidade de água potável e a polinização. O Brasil tem um patrimônio genético de aproximadamente 200 mil espécies registradas em seu território, mas o cálculo é que exista por volta de US$1,8 milhão - com apenas 11% estão catalogadas, um enorme potencial para produção de novos produtos cosméticos, farmacológicos, além de outros bioprodutos. Segundo o CGen, calcula-se que o Brasil detenha cerca de 20% da biodiversidade do planeta.

mais avançadas estruturas para estudo de física de partículas

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Este equipamento de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento, tais como novos elementos, materiais avançados e estruturas biológicas.

pesquisa, produção de conhecimento e tecnologias

O Brasil ocupa a 14º posição no ranking mundial de produção científica, possui mais de 300 instituições científicas, tecnológicas e de inovação e mais de 100 institutos nacionais de ciência e tecnologia, com extensa estrutura de pesquisa espalhada por todas as regiões do país. Com 19 milhões de profissionais com curso superior, sendo mais de 1,6 milhões de mestres e 400 mil doutores.

Matriz energética baseada em fontes renováveis

As fontes renováveis de energia, incluindo hidráulica, eólica, solar e bioenergia, chegaram a 46,1% de participação na matriz energética. O Brasil respondeu por 2% da energia mundial segundo o Balanço Energético Nacional do ano base 2019 (edição 2020). Possui grande potencial de energia solar e eólica, com incidência solar constante e potencial de geração entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m², enquanto na energia eólica é estimado em 500 gigawatts (GW), com um dos melhores ventos do mundo, constante, forte e unidirecional.

Exploração de recursos naturais

O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, terceiro maior de bauxita e manganês, possuindo a segunda maior reserva mundial de terras raras, destes, 98% das reservas de nióbio e nona maior reserva de urânio do mundo com apenas 30% do território mapeado. Detentor de 12% de toda a água doce do planeta, sendo a maior reserva de água doce do mundo. O Brasil, ainda, é referência na exploração de petróleo em águas profundas.

O mercado de Startups e unicórnios no Brasil

O Brasil tem 12.700 startups, segundo a Associação Brasileira de Startups (AbStartups), sendo o oitavo país em número de unicórnios (empresas com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão). Esse mercado cesceu 20 vezes nos últimos 10 anos, embora 73,2% das startups no Brasil nunca tenham recebido investimentos. Além disso, 42,1% das startups do Brasil tem foco em B2B. O Brasil, segundo relatório da CB Insights, possui um dos 10 unicórnios mais valiosos do mundo.

Siga o InvestMCTI!

Registre-se e receba as novidades