Expandir a Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

A Plataforma invest CTI tem o objetivo de ser um HUB para fomentar a colaboração e crescimento dos atores nacionais do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), por meio da integração de políticas, instrumentos financeiros e jurídicos, bem como de instituições públicas e privadas.

Framework da Estrutura Integrada e Transversal de Funding para CT&I

A Estrutura Integrada e Transversal de Funding para CT&I é um framework que estabelece o TRL (Technology Readiness Level), a Maturidade da Empresa e as Fases de Investimento como premissas básicas para o direcionamento de recursos, permitindo a coordenação transversal e construção de trilhas, a fim de proporcionar sinergia, economias de escala e monitoramento da efetividade em todas as organizações provedoras de apoio à CT&I.

Essa estrutura conceitual tem o objetivo de orientar a aplicação de recursos de origens diversas, nas inúmeras iniciativas governamentais voltadas ao apoio à ciência, tecnologia e inovação, visando à racionalização da utilização dos recursos oriundos de fontes governamentais, bem como sua consequente expansão, por força da indução da participação do capital privado.

O “framework” proposto visa sanar essas disfunções na atuação governamental, buscando suporte básico nos modelos conceituais de TRL (Technology Readiness Level), nível de maturidade empresarial e de fases do investimento.

Dessa maneira, a estrutura funciona de maneira sistêmica, onde os diversos atores compartilham informações de maneira transversal. Por outro lado, há condições de melhorar a orientação estratégica das áreas de conhecimento e inovação a serem apoiadas, por meio de priorização segundo os objetivos estratégicos do MCTI, em consonância com os demais atores da estrutura.

Com isso, as iniciativas poderão ser interligadas em termos de atendimento aos vetores de conhecimento e inovação (Institutos, Universidades, Fundações, ou empresas “startups”), segundo a vocação de cada órgão e entidade envolvida no processo, de maneira a somar esforços, propiciar sinergias, economias de escala, aproveitamento efetivo de recursos financeiros, humanos e operacionais, evitando desperdícios por sombreamentos, e proporcionando a medição de efetividade dos investimentos para melhoria contínua do sistema.

Siga o invest CTI!

Registre-se e receba as novidades