Energia

Lítio: Brasil se lança na corrida pelo mineral do futuro

24 de maio de 2023

No mês de maio, o Brasil entrou na corrida do lítio com o lançamento mundial da iniciativa Lithium Valley Brazil, que colocou o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais no mapa global na cadeia do mineral crítico. O lançamento foi feito na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação.  

O projeto do Vale do Lítio tem como objetivo fomentar a exploração do minério e levar crescimento econômico ao Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME), o governo de Minas Gerais e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e é a primeira iniciativa do tipo no estado. O governo discute a criação de entidade supranacional para controlar preços nos moldes da Opep. 

Vale mencionar que o Brasil irá se inspirar na Austrália para atrair investidores para a exploração de lítio. O governo quer aproveitar a crescente demanda global pelo metal, essencial para a fabricação das baterias utilizadas em veículos elétricos, para incentivar a iniciativa privada. De acordo com Vitor Saback, secretário de Geologia, Mineração e Transformação do MME, o presidente Lula pretende adotar um modelo amigável aos investidores, no que se refere à exploração de suas reservas de lítio, semelhante ao da Austrália e em contraste com a abordagem público-privada recentemente anunciada pelo Chile ou Argentina. 

Você já viu os projetos de pesquisa e as startups relacionadas à energia que estão cadastradas no InvestMCTI ?


Referência: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/brasil-se-prepara-para-assumir-protagonismo-da-energia-limpa-mundial