Energia

Brasil se prepara para assumir protagonismo da energia limpa mundial

24 de maio de 2023

Por MME: 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu em audiência, no dia 11/05, o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador André Aranha Corrêa do Lago. Transição energética foi a principal pauta do encontro, que deu início aos esforços para posicionar o Brasil, já nos próximos anos, como o grande celeiro mundial de energia limpa, aproveitando as suas potencialidades e contribuindo para a descarbonização brasileira e mundial no contexto do G20. 

Especificamente, foi tema do encontro a 18ª reunião da Cúpula do G20, prevista para o final deste ano, em Nova Delhi, na Índia, reunindo as vinte maiores potências econômicas mundiais. Em 2023, mais dez nações serão convidadas a participar, totalizando assim 30 países que irão debater sobre os novos rumos da transição energética mundial. 

O governo brasileiro, de acordo com o ministro, quer dar maior visibilidade à bioenergia tanto na reunião principal do G20 Energia quanto na Clean Energy Ministerial (CEM) e na Mission Inovation (MI), dois maiores fóruns de energia limpa do planeta. Nesse sentido, o Brasil tem mantido diálogo permanente com o governo indiano e também dos Estados Unidos (EUA), que é, hoje, o maior produtor de etanol em todo o mundo. 

Você já viu os projetos de pesquisa e as startups relacionadas à energia que estão cadastradas no InvestMCTI ?


Referência: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/brasil-se-prepara-para-assumir-protagonismo-da-energia-limpa-mundial